A família Megapodiidae compreende aves terrestres de tamanho médio, com a cabeça relativamente pequena, pés proporcionalmente grandes, e artelho posterior grande e no mesmo nível dos outros. Ocorrem na ampla região da Australásia, incluindo, ilhas da Micronésia, Melanésia, Austrália, Nova Guiné, e ilhas da Indonésia a leste da Linha de Wallace, entretanto são também encontrados nas Ilhas Nicobar na Baía de Bengala. As relações evolucionárias da família ainda são incertas. É tradicionalmente incluída, tal como a família Cracidae, na ordem Galliformes, embora Sibley e Ahlquist (1990) proponham essas duas famílias como uma ordem própria, a Craciformes. A família possui 7 gêneros e 22 espécies.[1]
Morfologicamente a família possui três grupos distintos: (1) grupo dos “brush-turkey” (Alectura, Aepypodius e Talegalla); (2) grupo do “malleefowl” (Leipoa); e (3) grupo dos “scrubfowl” (Megapodius, Macrocephalon e Eulipoa). Entretanto, análises filogenéticas (utilizando tanto material nuclear quanto mitocondrial) mostram uma separação inicial dos megapodiídeo, formando dois clados principais: (1) Macrocephalon e os gêneros "mound-building" (construtores de montes de terra): Talegalla, Leipoa, Aepypodius e Alectura; e (2) Eulipoa e Megapodius. A seguinte sequência linear segue Birks e Edwards (2002):
A família Megapodiidae compreende aves terrestres de tamanho médio, com a cabeça relativamente pequena, pés proporcionalmente grandes, e artelho posterior grande e no mesmo nível dos outros. Ocorrem na ampla região da Australásia, incluindo, ilhas da Micronésia, Melanésia, Austrália, Nova Guiné, e ilhas da Indonésia a leste da Linha de Wallace, entretanto são também encontrados nas Ilhas Nicobar na Baía de Bengala. As relações evolucionárias da família ainda são incertas. É tradicionalmente incluída, tal como a família Cracidae, na ordem Galliformes, embora Sibley e Ahlquist (1990) proponham essas duas famílias como uma ordem própria, a Craciformes. A família possui 7 gêneros e 22 espécies.