dcsimg

Mellisuga helenae ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

O colibri-abelha-cubano ou beija-flor-abelha (Mellisuga helenae) é uma espécie de beija-flor endêmica de Cuba e da Ilha da Juventude. É a menor ave do mundo medindo cerca de 5,7 centímetros e pesa aproximadamente 1,6 gramas, segundo o Guinness World Records.[1][2] Também é chamado de beija-flor-zumbidor e zunzuncito.

Dimorfismo sexual

O macho tem o píleo verde e a garganta vermelha, com plumas laterais alongadas, a parte superior é azulada, e nas partes inferiores restantes são principalmente brancas ou acinzentadas. O macho é menor que a fêmea. A fêmea é verde na parte superior, e branca na parte inferior.

Ninho

Usando pedaços de teias de aranha, cascas e líquens, a fêmea constrói um ninho em forma de taça que é apenas cerca de 2,5 cm de diâmetro. Ela forra o ninho com fibras de plantas. Neste ninho, ela põe seus ovos, que são do tamanho de ervilhas. Ela só incuba os ovos e põe apenas dois ovos por vez.

Polinização

O beija-flor abelha se alimenta principalmente de néctar. Com uma língua a forma de um tubo longo, o pássaro suga o néctar e o pólen gruda em seu bico ou na plumagem. Quando voa de flor em flor, ele transfere o pólen. Desta forma, ela desempenha um papel importante na reprodução das plantas. No espaço de um dia, o beija-flor abelha pode visitar até 1.500 flores.

Referências

  1. «Birds.com». Consultado em 23 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 3 de abril de 2015
  2. PetBrazil

 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Mellisuga helenae: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

O colibri-abelha-cubano ou beija-flor-abelha (Mellisuga helenae) é uma espécie de beija-flor endêmica de Cuba e da Ilha da Juventude. É a menor ave do mundo medindo cerca de 5,7 centímetros e pesa aproximadamente 1,6 gramas, segundo o Guinness World Records. Também é chamado de beija-flor-zumbidor e zunzuncito.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT