O pau-quicongo ou quicongo (Tarchonanthus camphoratus) é uma árvore de pequeno porte disseminada na África, ao sul do Sahel.[1]
O quicongo pode atingir até 6 metros de altura. Os galhos e caules jovens são branco-feltro, assim como a parte inferior das folhas. A parte superior da superfície da folha é verde-oliva escuro-verde. É uma espécie dioica. As flores são geralmente presente a partir de dezembro a maio (no sul da África).[2]
A madeira do pau-quicongo é perfumada, vistosa, durável e rica em óleos aromáticos. É usado como lenha e uma fonte de carvão vegetal.[3][4] Ele também é usado como um material de construção tradicional, na horticultura e no tribal fabricação de papel. É ainda uma fonte de óleos aromáticos usados como fragrâncias.[5] Suas folhas são utilizadas em diferentes regiões da África como aroma para suas casas e pessoas.
O quicongo é também usado, sob a forma de serra, na umbanda.[6][7]
O quicongo é usado como remédio tradicional para doenças respiratórias.[8] A espécie tem ampla variedade de locais, incluindo higiene dental.
O pau-quicongo ou quicongo (Tarchonanthus camphoratus) é uma árvore de pequeno porte disseminada na África, ao sul do Sahel.