Operário . - Comprimento total 1.8-3.3 mm. Cabeça mais comprida que larga, posteriormente um pouco estreitada, bordo posterior concavo, lados convexos, ângulos occipitaes protrahidos mas estreitamente arredondados ( não dentiformes). Olhos pequenos (uma mancha esbranquiçada ), situados mais ou menos no meio dos lados da cabeça . Laminas frontaes curtas, parallelas. Escapo curto, alcançando mais ou menos o meio da fronte. Clypeo recto anteriormente. Mandíbulas finamente estrioladas, sem dentes na margem interna. Pronoto anteriormente com carena transversal; promesonoto visto de perfil pouco convexo. Sutura mesoepinotal profunda e larga, crenulada. Epinoto um pouco mais baixo do que o mesonoto; face basal lisa, brilhante, vista de perfil ligeiramente convexa; vista de cima trapeziforme, anteriormente mais larga do que posteriormente, nos lados marginada por uma fina -carena; face declive também marginada, de cada lado com uma pequena fovea em que se alojam os ângulos anteriores -do peciolo. Peciolo anteriormente na face ventral com um! dente obtuso triangular; mais comprido que largo, anteriormente tão largo como posteriormente, em cima convexo. Postpeciolo anteriormente menos largo que o peciolo, posteriormente um pouco mais largo, aproximadamente tão comprido como largo, arredondado em todos os lados.
Coloração amarello-avermelhada, patas mais claras. Fortemente brilhante, somente parte posterior das mesopleuras e as epipleuras reticulado-pontuadas; também face lateral do peciolo ligeiramente reticulada. Mandíbulas finamente estriadas. Corpo e appendices com pêlos esparsos, erectos, moderadamente compridos, amarellos.
Typos numerosos operários de Hamburgfarm, Costa Rica, F. Nevermann leg. 30.VIII.1936, na cozinha (Reichensperger N.° 163, 168).
A espécieé affim de hetschkoi Mayr , mas differe pela formação do epinoto e do peciolo; o tegumento étambém mais liso. A carena marginal do epinoto é muito caracterís- tica, e deixa facilmente reconhecer a espécie , principalmente quando se observa o epinoto com vista dorsal (nos operários maiores).