Cratylia is a genus of legume in the family Fabaceae.
As of April 2023, Plants of the World Online accepted the following species:[1]
Cratylia es un género de plantas con flores perteneciente a la familia Fabaceae. Es originario de Brasil.[1] Comprende 14 especies descritas y de estas, solo 5 aceptadas.[2]
Son plantas arbustivas perennes, erectas y algunas rastreras, con una altura normalmente de entre 1.5 a 3 m, raíces profundas, hojas trifoliadas; flores de color lila y en raros casos blanco, seudo racimos hasta 30 cm de largo y hasta 30 flores. Vainas dehiscentes de 20 cm de largo, con 4 a 8 semillas circulares de color amarillo oscuro a marrón.
Los rendimientos de MS son altos estando entre 2 – 5 t/ha en 8 semanas tanto en épocas de lluvia como de sequía. Tiene un valor nutritivo alto, siendo uno de los mejores para arbustivas adaptadas a suelos ácidos e infértiles. La proteína cruda se encuentra de 18 a 30% y la digestibilidad de 60 – 65%. Contiene muy pocos componentes anti nutritivos. Tiene buena palatabilidad para bovinos, para ovejas el consumo de Cratylia inmadura es bajo
El género fue descrito por Mart. ex Benth. y publicado en Commentationes de Leguminosarum Generibus 67. 1837.[1]
A continuación se brinda un listado de las especies del género Cratylia aceptadas hasta julio de 2014, ordenadas alfabéticamente. Para cada una se indica el nombre binomial seguido del autor, abreviado según las convenciones y usos.
Cratylia es un género de plantas con flores perteneciente a la familia Fabaceae. Es originario de Brasil. Comprende 14 especies descritas y de estas, solo 5 aceptadas.
Cratylia est un genre de plantes dicotylédones de la famille des Fabaceae, sous-famille des Faboideae, originaire d'Amérique du Sud, qui comprend sept espèces acceptées.
Selon The Plant List (15 novembre 2018)[2] :
Cratylia est un genre de plantes dicotylédones de la famille des Fabaceae, sous-famille des Faboideae, originaire d'Amérique du Sud, qui comprend sept espèces acceptées.
Cratylia é um género botânico pertencente à família Fabaceae. É uma planta perene, ou seja, mantém parte de sua estrutura aérea todos os anos e dá fruto em estações propícias. Se considera a Cratylia como um gênero neotropical de origem recente, cuja distribuição natural se situa ao sul da bacia do rio Amazonas e ao leste da cordilheira dos Andes, englobando partes do Brasil, Peru, Bolívia e a bacia do rio Paraná ao nordeste da Argentina.
A taxonomia do gênero Cratylia se encontra em um processo de definição. É conhecido cinco espécies diferentes: C. bahiensis, C. hypargyrea, C. intermedia, C. mollis e C.argentea. A diferença entre as espécies foi alcançada tomando como base as características morfológicas vegetativas e sua localização geográfica, devido ao fato de que não existem estudos recentes da reprodução e hibridização que permitam uma classificação de espécies. Em geral é uma planta arbustiva que alcança entre 1,5 a 3,0 m de altura. Suas folhas são trifoliadas e estipuladas; os folíolos são membranosos ou coriáceos com os das laterais ligeiramente assimétricos; a inflorescência é um pseudorácimo noduloso com seis a nove flores por nódulo; as flores variam entre 1.5 e 3 cm com pétalas de cor violeta e o fruto em um legume que contém de 4 a 8 sementes em forma lenticular, circular ou elíptica.[1]
Entre as espécies algumas diferenças são observadas: a Cratylia mollis e a C. argentea possuem crescimento similar e são consideradas espécies com um grande potencial forrageiro. Em contraste a C. bahiensis, C. hypargyrea e a C. intermedia não possuem tanto potencial para servir como forragem, porém podem servir com fontes valiosas de genes para adaptação em solos salinos ou tolerância a geadas.[1]
A Cratylia argentea vem sendo muito utilizada em consorciação de culturas para alimentação de bovinos de produção, principalmente em regiões tropicais, onde estão sendo utilizadas como uma opção para amenizar o problema da falta de pastagens de qualidade na época de seca. O interesse veio da sua extrema adaptação em solos ácidos e alta tolerância a seca.[2] Além disso, a leguminosa possui uma grande capacidade de fixação de nitrogênio ao solo, o que ajuda no recuperação de pastagens degradadas, e a composição química de forragem é maior que muitas gramíneas na época de seca. [3]
Cratylia é um género botânico pertencente à família Fabaceae. É uma planta perene, ou seja, mantém parte de sua estrutura aérea todos os anos e dá fruto em estações propícias. Se considera a Cratylia como um gênero neotropical de origem recente, cuja distribuição natural se situa ao sul da bacia do rio Amazonas e ao leste da cordilheira dos Andes, englobando partes do Brasil, Peru, Bolívia e a bacia do rio Paraná ao nordeste da Argentina.
A taxonomia do gênero Cratylia se encontra em um processo de definição. É conhecido cinco espécies diferentes: C. bahiensis, C. hypargyrea, C. intermedia, C. mollis e C.argentea. A diferença entre as espécies foi alcançada tomando como base as características morfológicas vegetativas e sua localização geográfica, devido ao fato de que não existem estudos recentes da reprodução e hibridização que permitam uma classificação de espécies. Em geral é uma planta arbustiva que alcança entre 1,5 a 3,0 m de altura. Suas folhas são trifoliadas e estipuladas; os folíolos são membranosos ou coriáceos com os das laterais ligeiramente assimétricos; a inflorescência é um pseudorácimo noduloso com seis a nove flores por nódulo; as flores variam entre 1.5 e 3 cm com pétalas de cor violeta e o fruto em um legume que contém de 4 a 8 sementes em forma lenticular, circular ou elíptica.
Entre as espécies algumas diferenças são observadas: a Cratylia mollis e a C. argentea possuem crescimento similar e são consideradas espécies com um grande potencial forrageiro. Em contraste a C. bahiensis, C. hypargyrea e a C. intermedia não possuem tanto potencial para servir como forragem, porém podem servir com fontes valiosas de genes para adaptação em solos salinos ou tolerância a geadas.
A Cratylia argentea vem sendo muito utilizada em consorciação de culturas para alimentação de bovinos de produção, principalmente em regiões tropicais, onde estão sendo utilizadas como uma opção para amenizar o problema da falta de pastagens de qualidade na época de seca. O interesse veio da sua extrema adaptação em solos ácidos e alta tolerância a seca. Além disso, a leguminosa possui uma grande capacidade de fixação de nitrogênio ao solo, o que ajuda no recuperação de pastagens degradadas, e a composição química de forragem é maior que muitas gramíneas na época de seca.
Cratylia là một chi rau đậu thuộc họ Fabaceae. Nó gồm các loài: