Liolaemus occipitalis (skull tree iguana) is a species of lizard in the family Liolaemidae. It is found on the Atlantic coast of southern Brazil and eastern Uruguay.
Its natural habitat is sandy shores. It is threatened by habitat loss.
Liolaemus occipitalis (skull tree iguana) is a species of lizard in the family Liolaemidae. It is found on the Atlantic coast of southern Brazil and eastern Uruguay.
Its natural habitat is sandy shores. It is threatened by habitat loss.
Liolaemus occipitalis Liolaemus generoko animalia da. Narrastien barruko Liolaemidae familian sailkatuta dago.
Liolaemus occipitalis Liolaemus generoko animalia da. Narrastien barruko Liolaemidae familian sailkatuta dago.
Liolaemus occipitalis est une espèce de sauriens de la famille des Liolaemidae[1].
Cette espèce est endémique du Brésil. Elle se rencontre dans les États de Rio Grande do Sul et de Santa Catarina[1].
Liolaemus occipitalis est une espèce de sauriens de la famille des Liolaemidae.
Liolaemus occipitalis é o nome científico dado à uma espécie de pequeno lagarto da família Liolaemidae, que vive em dunas de areia do litoral sul do Brasil, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e no litoral norte do Uruguai[1].
Lagartixa-da-areia, lagarto-da-areia, lagartinho-das-dunas, entre outros, são os nomes populares dados à esta espécie e outras do gênero Liolaemus no Brasil.
Fisicamente é parecido com outra espécie de lagarto, Liolaemus arambarensis, que ocorre apenas em certas dunas e praias do Rio Grande do Sul[1].
Mede em média 5 a 6 cm de comprimento e, como outras espécies brasileiras de Liolaemus, se alimenta de pequenos invertebrados e apresenta muitas adaptações à vida na areia, especialmente referente à sua cor camuflada e capacidade de se enterrar[1].
É muito ágil e quando percebido por possíveis predadores facilmente consegue fugir, correndo, se escondendo entre a vegetação ou se enterrando na areia.
A espécie merece destaque pois está ameaçada de extinção segundo a lista oficial emitida pelo governo brasileiro[2] e a instituição internacional IUCN[3], classificada como vulnerável de extinção, pois os ecossistemas costeiros que habita têm sido destruídos em larga escala[2].
A espécie encontra-se preservada no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis e ocorre em outras localidades ao sul de Santa Catarina, como o Farol de Santa Marta e Morro dos Conventos. No Rio Grande do Sul ocorre em locais como a Barra do Chuí, Praia do Hermenegildo, Balneário do Cassino, São José do Norte, Mostardas, Cidreira e Torres. No litoral uruguaio, encontra-se na porção norte.
Liolaemus occipitalis é o nome científico dado à uma espécie de pequeno lagarto da família Liolaemidae, que vive em dunas de areia do litoral sul do Brasil, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e no litoral norte do Uruguai.
Nomes popularesLagartixa-da-areia, lagarto-da-areia, lagartinho-das-dunas, entre outros, são os nomes populares dados à esta espécie e outras do gênero Liolaemus no Brasil.
Liolaemus occipitalis[5] este o specie de șopârle din genul Liolaemus, familia Tropiduridae, descrisă de Boulenger 1885.[6][7] A fost clasificată de IUCN ca specie vulnerabilă.[1] Conform Catalogue of Life specia Liolaemus occipitalis nu are subspecii cunoscute.[6]
|access-date=
(ajutor)Mentenanță CS1: Nume multiple: lista autorilor (link)
Liolaemus occipitalis este o specie de șopârle din genul Liolaemus, familia Tropiduridae, descrisă de Boulenger 1885. A fost clasificată de IUCN ca specie vulnerabilă. Conform Catalogue of Life specia Liolaemus occipitalis nu are subspecii cunoscute.