O grupo dos cilióforos (Ciliophora) ou ciliados (Ciliata) são protozoários caracterizados pela presença de organelos em forma de pêlos ou tentáculos sugadores chamados cílios. Estes cilios aparecem em todos os membros do grupo (embora o grupo dos Suctoria só os apresentem numa parte do seu ciclo de vida), e utilizam-no para diversas funções, como nadar, arrastrar-se, aderir-se, alimentar-se e receber sensações do meio em que se inserem.
O termo "Ciliophora" é utilizado nas clasificações como um filo.[1] Os Ciliophora podem ser classificados dentro dos Protista[2] ou Protozoa.[3] O termo "Ciliata" também é utilizado nas classificações[4] como uma classe taxonómica.[5] (mas este último termo pode também referir-se a um tipo de peixe). A classificação dos protistas está em evolução e não raramente se encontra estes termos utilizados para descrever outros níveis hierárquicos. Os ciliados reproduzem assexuadamente, por vários tipos de fissão.[6] Um exemplo de ciliado é o paramécio.
|acessodata=
requer |url=
(ajuda) O grupo dos cilióforos (Ciliophora) ou ciliados (Ciliata) são protozoários caracterizados pela presença de organelos em forma de pêlos ou tentáculos sugadores chamados cílios. Estes cilios aparecem em todos os membros do grupo (embora o grupo dos Suctoria só os apresentem numa parte do seu ciclo de vida), e utilizam-no para diversas funções, como nadar, arrastrar-se, aderir-se, alimentar-se e receber sensações do meio em que se inserem.
O termo "Ciliophora" é utilizado nas clasificações como um filo. Os Ciliophora podem ser classificados dentro dos Protista ou Protozoa. O termo "Ciliata" também é utilizado nas classificações como uma classe taxonómica. (mas este último termo pode também referir-se a um tipo de peixe). A classificação dos protistas está em evolução e não raramente se encontra estes termos utilizados para descrever outros níveis hierárquicos. Os ciliados reproduzem assexuadamente, por vários tipos de fissão. Um exemplo de ciliado é o paramécio.