Rhipidoglossum is a genus of flowering plants from the orchid family, Orchidaceae. It contains about 20-30 species, all from sub-Saharan Africa.[1][2][3]
This genus contains the following species:
Rhipidoglossum is a genus of flowering plants from the orchid family, Orchidaceae. It contains about 20-30 species, all from sub-Saharan Africa.
Rhipidoglossum es un género con 35 especies[1] de orquídeas de hábitos epífitas, distribuidas en 26 países del África tropical, Uganda a Sudáfrica y las islas de la región.
El género fue descrito por Rudolf Schlechter y publicado en Beihefte zum Botanischen Centralblatt 36(2): 80. 1918.[2]
Rhipidoglossum: nombre genérico que deriva del griego: ῥιπός ( Rhipis ), = "rango" y γλῶσσα ( glossum ) = "lengua", en referencia a la forma de los labios de muchas de sus especies.
Por su morfología, con el propósito de identificación, sus tipos se pueden dividir en dos grupos:
2. Grupo de plantas con tallo de al menos 20 centímetros de largo con hojas alternas:
Rhipidoglossum es un género con 35 especies de orquídeas de hábitos epífitas, distribuidas en 26 países del África tropical, Uganda a Sudáfrica y las islas de la región.
Rhipidoglossum est un genre de plantes à fleurs appartenant à la famille des Orchidaceae.
Selon BioLib (24 juillet 2017)[2] :
Selon Catalogue of Life (24 juillet 2017)[3] :
Selon NCBI (24 juillet 2017)[4] :
Selon The Plant List (24 juillet 2017)[5] :
Selon Tropicos (24 juillet 2017)[1] (Attention liste brute contenant possiblement des synonymes) :
Rhipidoglossum est un genre de plantes à fleurs appartenant à la famille des Orchidaceae.
Rhipidoglossum é um gênero botânico de plantas epífitas pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae), composto por 35 espécies distribuídas por 26 países da África tropical, de Uganda à África do Sul, e nas ilhas da região.[1]
Do grego ῥιπός (Rhipis), leque, e γλῶσσα (glossum), língua, em referência ao formato do labelo de muitas de suas espécies.[2]
Espécie-tipo:
Devido à suas características morfológicas, Rhipidoglossum tem sido historicamente considerado um gênero relacionado com Diaphananthe do qual diferenciava-se por apresentar flores com coluna onde existe visível pé e pela existência de um calo cônico na abertura do nectário.[3] No entanto, Summerhayes afirma que essas características na verdade mudam pouco de espécies para espécie entre os gênero de modo que tornam-se mais ama variação contínua do que características distintivas.[4] Estudos preliminares de genética molecular de Carlsward et al demonstram que Rhipidoglossum, Cribbia e apenas a Diaphananthe millarii fazem parte de um grupo, enquanto a maioria das espécies de Diaphananthe situam-se mais próximas a Chamaeangis.[5]
Conforme a morfologia, com propósito de identificação, suas espécies podem ser divididas em dois grupos:
1. Grupo de plantas de caules muito curtos com folhas em roseta ou em leque, ou de caules mais curtos que 12 cm e folhas alternadas apenas próximas ao ápice do caule:
2. Grupo de plantas de caules com pelo menos 20 centímetros de comprimento e folhas alternadas ao longo de todo o caule:
|isbn=
(ajuda) A referência emprega parâmetros obsoletos |coautor=
(ajuda) !CS1 manut: Língua não reconhecida (link) Rhipidoglossum é um gênero botânico de plantas epífitas pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae), composto por 35 espécies distribuídas por 26 países da África tropical, de Uganda à África do Sul, e nas ilhas da região.
Rhipidoglossum là một chi thực vật có hoa trong họ, Orchidaceae.
Rhipidoglossum là một chi thực vật có hoa trong họ, Orchidaceae.