Aldabrachelys abrupta, a tartaruga gigante de Madagascar, é uma espécie extinta de tartaruga gigante endêmica em Madagascar.
Era uma espécie grande, com cerca de 115 & nbsp; cm de comprimento. Era originalmente uma das seis espécies endêmicas de tartaruga de Madagascar (duas grandes Aldabrachelys ; duas médias Astrochelys ; duas pequenas Pyxis ). Era simpátrica com a outra espécie de tartaruga gigante de Madagascar, a tartaruga gigante de Grandidier ( Aldabrachelys grandidieri (também extinta)), e ambas as espécies ocuparam as costas e as terras altas mais frias de Madagascar, onde cumpriram o papel de grandes pastadores. UMA. abrupta era um navegador de arbustos e galhos baixos; UMA. grandidieri era um pasto de prados gramados e pântanos.
Ao contrário de sua espécie irmã, que tinha uma concha baixa e achatada, A. abrupta tinha uma concha alta e abobadada.
O material desta espécie foi datado de 750–2850 anos antes do presente, e parece ter sido amplamente distribuído por Madagascar. Foi estimado que foi extinto c. 1200 DC. No entanto, os vestígios com datações disputadas sugerem que alguns sobreviveram até pelo menos 1500, e parece ter sobrevivido um tempo considerável em coexistência com humanos, antes de finalmente desaparecer.[1]
Aldabrachelys abrupta, a tartaruga gigante de Madagascar, é uma espécie extinta de tartaruga gigante endêmica em Madagascar.