Trichopilia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley em 1836, em Edwards's Botanical Register 22: t. 1863. A espécie tipo do gênero é a Trichopilia tortilis Lindley. O nome deste gênero refere-se ao fato da coluna (botânica)coluna de suas flores apresentarem pilosidades.[1]
O gênero é composto por cerca de três dezenas de pequenas mas robustas espécies epífitas, ocasionalmente terrestres ou rupícolas, de crescimento cespitoso, que ocorrem em matas sombrias, pouco úmidas, desde o sul do México até a Amazônia, a maioria na Colômbia e em áreas do noroeste da América Latina excetuada uma espécie natural de área que vai de Pernambuco ao Rio de Janeiro. Três espécies registradas para o Brasil, ou cinco, se incluídas as espécies do antigo gênero Leucohyle.
Apresentam curto rizoma reptante algo ascendente, com pseudobulbos monofoliados agregados, ovais ou cilíndricos. As folhas são pseudopecioladas, coriáceas, brilhantes. A inflorescência é basal, arqueada ou pendente, racemosa, curta, com poucas ou até dez flores muito vistosas e perfumadas que à primeira vista podem até lembrar algumas Brassavola.
As sépalas e pétalas são similares, geralmente com as sépalas laterais algo unidas na base, todas com margens retorcidas ou ondulada e formatos variáveis. O labelo é bastante largo, levemente soldado à base da coluna, trilobado, geralmente com os lobos laterais arredondados sobrepondo-se ao envolver a coluna formando uma espécie de tubo que se alarga e abre no lobo mediano, lembrando o aspecto de um funil. A coluna é alongada, semiterete, com clinândrio de margens ciliadas ou fimbriadas e comporta duas polínias.
O gênero Leucohyle por muito tempo foi considerado relacionado a Trichopilia, entretanto o relacionamento de Leucohyle. dentro da subtribo Oncidiinae, segundo critérios filogenéticos, ainda não está plenamente elucidado. Guarda algumas semelhanças morfológicas com tanto com Schunkea como Cischweinfia. Atualmente a comunidade científica tende a considerar Leucohyle um sinônimo de Trichopilia
O gênero Leucohyle foi proposto por Klotzsch em Index Seminum (Berlin) 1854 App.: 1, em 1855. A espécie tipo designada por Klotzsch foi a Leucohyle warscewiczii que na realidade é um sinônimo da Leucohyle subulata (Sw.) Schlechter, anteriormente descrita como Epidendrum subulatum. O nome do gênero vem do grego leukos, branco, e de hyle, madeira ou matéria, em alusão à cor das flores desse gênero.
Apenas três pequenas espécies, Leucohyle brasiliensis (Cogn.) Schltr., Leucohyle mutica (Lindl.) Schltr. e Leucohyle subulata (Sw.) Schltr., formavam este gênero de pequenas plantas epífitas, de crescimento cespitoso, que ocorrem desde a América Central até o Mato Grosso e Espírito Santo, em matas subtropicais úmidas ou secas.
As Leucohyle possuem pseudobulbos roliços ou lateralmente comprimidos, ovóides na base e depois alongados, com uma folha carnosa ou coriácea, rígida, linear-lanceolada, acanoada, geralmente pendente ou horizontal. A inflorescência brota das axilas das Baínhas ou folhas que ladeiam o pseudobulbo, é bastante curta, pendente e racemosa, flexível, e comporta no máximo seis flores simultâneas, grandes quando comparadas ao tamanho da planta.
A sépala dorsal é elíptica e as laterais lanceoladas, do mesmo comprimento e um pouco mais estreitas. As pétalas são também lanceoladas, levemente arqueadas, assimétricas, da mesma cor das sépalas e um pouco mais curtas que estas. O labelo é concheado, branco leitoso, internamente riscado ou pintalgado de rosa ou amarelo, e encontra-se abraçado à coluna, com a qual é concrescido na base. A coluna é semiterete e apresenta extremidade de margens denteadas sobre a antera.
Seguunto a filogenia, Trichopilia, com Psychopsiella e Psychopsis, forma um clado que muito cedo derivou de Oncidium.
Trichopilia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley em 1836, em Edwards's Botanical Register 22: t. 1863. A espécie tipo do gênero é a Trichopilia tortilis Lindley. O nome deste gênero refere-se ao fato da coluna (botânica)coluna de suas flores apresentarem pilosidades.