Hypolimnas dexithea (Madagascar diadem) is a species of Hypolimnas butterfly endemic to Madagascar. The species was described in 1863 by William Chapman Hewitson from a specimen collected by J. Caldwell from Antananarivo in Madagascar. It later became one of the species targeted by collectors on account of its size and colour.
Hypolimnas dexithea (Madagascar diadem) is a species of Hypolimnas butterfly endemic to Madagascar. The species was described in 1863 by William Chapman Hewitson from a specimen collected by J. Caldwell from Antananarivo in Madagascar. It later became one of the species targeted by collectors on account of its size and colour.
Hypolimnas dexithea is een vlinder uit de familie Nymphalidae.[1] De wetenschappelijke naam van de soort is voor het eerst geldig gepubliceerd in 1863 door William Chapman Hewitson.
De boven- en onderzijde van de vleugels zijn nagenoeg identiek.
Deze vlindersoort is endemisch op Madagaskar in de noordelijke bosrijke gebieden.
Bronnen, noten en/of referentiesHypolimnas dexithea is een vlinder uit de familie Nymphalidae. De wetenschappelijke naam van de soort is voor het eerst geldig gepubliceerd in 1863 door William Chapman Hewitson.
Hypolimnas dexithea (denominada popularmente, em língua inglesa, Madagascar Diadem)[3] é uma borboleta da família Nymphalidae e subfamília Nymphalinae, encontrada na região afro-tropical e endêmica da ilha de Madagáscar, no sudeste da África. Foi classificada por William Chapman Hewitson, com a denominação de Diadema dexithea, em 1863[2], de exemplar coletado próximo a Beforona por J. Caldwell.[1] É considerada, sem equívoco, uma das borboletas mais espetaculares de sua região.[3]
De acordo com a descrição de W.C. Hewitson, o lado superior desta espécie é preto, com as asas dentadas e as margens externas com lúnulas e linhas de um cinza-esbranquiçado. A asa anterior é cruzada, obliquamente em seu meio, por uma faixa larga em branco; com, entre esta e o ângulo inferior da asa, duas manchas (uma pequena, tocando a faixa) da mesma cor. Também apresenta quatro pequenas manchas brancas perto do ápice. A asa posterior com a coloração creme, vista por cima, delimitada abaixo por uma faixa de coloração vermelho-atijolado. A base, região costal e as margens exteriores em preto.[4][5] Lado inferior como acima, exceto na cor. O preto do lado superior está, abaixo, em vermelho-atijolado. A asa anterior tem a margem interna largamente preta.[4][6] Sua envergadura vai de 9 a 11 centímetros e não apresenta dimorfismo sexual aparente.[7]
Esta espécie pode ser encontrada em floresta tropical e subtropical úmida do lado leste e norte de Madagáscar, e também na floresta seca do oeste da ilha; em regiões como Andasibe, Ranomafana e Amber Mountain. Geralmente permanece no dossel florestal, com seu voo forte e elevado.[3]
|coautores=
(ajuda) Hypolimnas dexithea (denominada popularmente, em língua inglesa, Madagascar Diadem) é uma borboleta da família Nymphalidae e subfamília Nymphalinae, encontrada na região afro-tropical e endêmica da ilha de Madagáscar, no sudeste da África. Foi classificada por William Chapman Hewitson, com a denominação de Diadema dexithea, em 1863, de exemplar coletado próximo a Beforona por J. Caldwell. É considerada, sem equívoco, uma das borboletas mais espetaculares de sua região.