Cyrtaucheniidae é uma família de aranhas, a única a integrar a superfamília monotípica Cyrtauchenioidea.[1] A família tem distribuição natural alargada, incluindo espécies caracterizadas pela ausência dos espinhos nos tarsos e metatarsos I e II (os dois segmentos externos das pernas) típicos da família Ctenizidae.
A maioria das espécies constrói armadilhas encimadas por um alçapão, mas a sua biologia é pouco conhecida.
O táxon monotípoco Angka hexops possui apenas 6 olhos, tendo os olhos medianos posteriores ausentes. Mede até 15 mm de comprimento corporal em ambos os sexos.[2]
A família está presente na parte sul da América do Norte, América Central e América do Sul, África e sul da Europa.
Entre os géneros comuns na América do Norte incluem-se Myrmekiaphila, Aptosticus e Promyrmekiaphila. Um género ainda não descrito no oeste dos Estados Unidos poderá deter o recorde em altitude entre os membros da família, já que ocorre acima dos 3 300 metros.
O género Anemesia tem distribuição natural restrita à Ásia Central, enquanto o género Cyrtauchenius ocorre na região do Mediterrâneo (Argélia e Itália), mas com algumas espécies na América do Norte.
O género Angka é um endemismo das florestas de nuvens de Doi Inthanon, Tailândia.
A família Cyrtaucheniidae inclui as seguintes subfamílias e géneros:[1]
Cyrtaucheniidae é uma família de aranhas, a única a integrar a superfamília monotípica Cyrtauchenioidea. A família tem distribuição natural alargada, incluindo espécies caracterizadas pela ausência dos espinhos nos tarsos e metatarsos I e II (os dois segmentos externos das pernas) típicos da família Ctenizidae.