dcsimg

Mesothelae ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Mesothelae é uma subordem da ordem Araneae que inclui as extintas famílias Arthrolycosidae, Arthromygalidae e a família vivente Liphistiidae[1]. Esta subordem forma um grupo que representa as aranhas mais antigas e primitivas.

Descrição

Uma das características que as definem como tal é a presença de segmentação no abdomen (tergitos segmentares dorsais), uma singularidade determinante. Elas possuem dois pares de pulmões foliáceos (o par anterior se junta ao sulco epigástrico, onde se encontra também o epígino), que se apresentam externamente por quatro fendas (espiráculos) na parte ventral do abdome. Possuem quelíceras ortognatas (que se movem apenas no plano longitudinal) e quatro pares de fieiras.

Distribuição

As espécies fósseis possuem ampla distribuição, já espécimes de Liphistiidae, a única família vivente, podem ser encontrados em Myanmar, Tailândia, na Península da Malásia e em Sumatra.

Notas

  1. RUPPERT, FOX, BARNES - ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS, 7ª ED. p. 664-667.

Referências

  • RUPPERT, FOX, BARNES - ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS, 7ª ED. p. 664-667.
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Mesothelae: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Mesothelae é uma subordem da ordem Araneae que inclui as extintas famílias Arthrolycosidae, Arthromygalidae e a família vivente Liphistiidae. Esta subordem forma um grupo que representa as aranhas mais antigas e primitivas.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT