Carcinus maenas (L.) é um pequeno caranguejo (Decapoda) de coloração esverdeada pertencente à família Portunidae, sendo um crustáceo epibêntico comum no litoral e estuários europeus, frequente em regiões intertidais de substratos duros ou finos.
Nativa da costa atlântica da Europa e Norte da África, o caranguejo é considerado uma espécie invasora em várias zonas do globo podendo ser encontrada na costa do Atlântico Noroeste, e mais recentemente também em regiões do sul do continente Africano, da Austrália e na costa do Pacífico da América do Norte[1].
Esta espécie apresenta um ciclo de vida complexo com quatro estágios de zoeae pelágicas e um estágio como megalopae (estágio pós-larvar) que assenta e metamorfoseia-se posteriormente dando origem ao primeiro estágio como caranguejo bêntico (adulto). O desenvolvimento desta espécie pode variar desde a primeira zoea até ao estágio megalopae entre 18 a 42 dias, sendo que o estágio de megalopae, por sua vez, pode durar 9 a 16 dias dependendo da temperatura[2][3].
Estes caranguejos apresentam diferentes respostas fisiológicas e comportamentais dependendo do sexo do indivíduo, do tamanho e da cor da sua carapaça. A variabilidade intraespecifica reflecte as respostas adaptativas do fenótipo relativamente à mutabilidade do meio que esta espécie habita [4][5][6].
Relativamente à alimentação, consume uma grande variedade de organismos como bivalves ou outras espécies de caranguejos incluindo indivíduos da própria espécie (canibalismo).
De acordo com o portal Fisheries and Oceans Canada, os caranguejos verdes europeus estão na lista das 10 espécies mais indesejadas do mundo.
Este caranguejo costeiro altamente resiliente tem devastado os ambientes marinhos, com uma taxa reprodutiva impressionante, em que uma fêmea pode produzir mais de 175 mil ovos na sua vida, permitindo que a espécie domine rapidamente habitats.
Além disso, estes predadores vorazes conseguem sobreviver fora da água durante vários dias, deixando uma série de vítimas entre as marés, incluindo ostras, mexilhões, amêijoas e caranguejos jovens[7].
O sexo dos caranguejos C. maenas podem ser facilmente identificados visualmente. Os machos apresentam o abdomen em forma triangular, ao passo que as fêmeas tem o abdômem em formato mais arredondado (lembra a forma da letra U).
Carcinus maenas apresenta dois morfotipos de coloração (verde e vermelho) que estão diretamente relacionados a diversos processos fisiológicos e ecológicos na espécie [8].
Carcinus maenas (L.) é um pequeno caranguejo (Decapoda) de coloração esverdeada pertencente à família Portunidae, sendo um crustáceo epibêntico comum no litoral e estuários europeus, frequente em regiões intertidais de substratos duros ou finos.